Amor Platônico

Marcadores: ,

Já se apaixonou loucamente por alguém? E se esse alguém nem sabe de sua existência ou pior te ignora por completo até porque você não teve iniciativa de chegar nesse amor. Esse amor nasce sem querer e nasce de certa forma que é muito complicado explicar ao amado(a) o que você sente até porque nem sabe como isso aconteceu.

Já passei por isso varias vezes, sei que vou passar novamente no futuro e vai ter pessoas em minha volta que passará por isso ou passou. Pode parecer loucura mas amor platônico é confundido com amor de verdade por muito provocando dor, magoa e as vezes rancor por saber que a outra pessoa está ficando/namorando ou gostando de outro.

Estou escrevendo isso para tentar ajudar você que  sente por outra pessoa algo tão forte que chega a doer o peito, perder o ar e imaginar um futuro com ela. Vou dar algumas dicas de como compreender esse fardo e como supera-lo, porque nisso eu sou Expert. 

1º A primeira vista - Primeiro dia de aula, primeiro dia de emprego ou até a primeira vez que foi ao mini-mercado pra comprar miojo e viu a pessoa amada... O mundo congela em sua volta e você trava mas fica com medo de chegar nela. Depois de algum tempo sente aquele pequeno vazio em seu peito e precisa vê-la mas não precisa necessariamente conversar com ela, apenas ver.. Esse é o início dessa loucura chamada amor platônico
Como proceder: Se abra, não na primeira vista mas quando tiver uma oportunidade. Treine uma pequena fala, se aproxime. Não deixe isso te sufocar até porque alguém pode tomar iniciativa primeiro e isso vai te magoar muito.

2º Convivência com ele/ela - Muitos desses amores nascem no meio do nosso cotidiano como a escola, faculdade ou trabalho e isso pode ser uma tortura. Ficar perto daquilo que ama muito e não poder tocar ou consumar esse amor é muito dolorido. Tem uma musica do Skank que fala sobre isso e um poema que nem sei de quem é que traduz essa loucura de conviver com o amor mesmo sabendo que não será seu.
Como proceder: Se a dica de falar sobre seus sentimentos não funcionar e mesmo assim você sente algo terá que sacrificar algumas coisas, evitar lugares e quem sabe se submeter a uma relação forçada pra apagar esse sentimento não correspondido.

3º Essa pessoa é uma pessoa como outra qualquer - Sabe o difícil de chegar na pessoa que ama, a ideia de rejeição. Sempre acharemos que não somos o suficiente para conversar ou que não tem o mesmo tema/assunto em sintonia.
Como proceder: Dar um "oi" é fácil, difícil é continuar uma conversa com um assunto interessante para os dois, você pode mentir sobre suas ideologias para agradar a pessoa ou pode simplesmente surpreende-la. Mas tenha em mente que isso não é garantia de retribuição no amor, talvez essa conversa possa fazer com que a outra ache que você é uma ótima pessoa infelizmente para ser só o amigo.

4º Não nutra aquilo que não irá concretizar - O problema de estar amando é a decepção que isso pode gerar. a ilusão que algo pode surgir entre ambos faz com que você sonhe com isso de certa forma que te deixa desprotegido quando descobre que essa pessoa está com outra.
Como proceder: Não tente deificar a pessoa colocando-a em um sonho magico onde os dois terão uma vida maravilhosa, pode até acontecer mas tudo que precisa fazer é dar o primeiro "oi".

5º O tempo cuidará - Pode parecer cruel mas se não conseguir conquista-lo ou não puder fugir dele a unica maneira será aturar, se esse amor for na escola saiba que o ano letivo tem por volta 250 dias e isso passa rápido e com certeza irá esquecer.
Como proceder: Deixe-se aberto a novas relações, conheça outras pessoas pare de ficar pensando nessa outra pessoa. Não deixe vazar que está magoado por X pessoa no subnick do MSN pois sempre terá alguém te olhando da mesma forma que você olha para o seu amado e isso pode magoar uma pessoa que pode ser especial para você, mas claro que isso só irá acontecer se você der a oportunidade. Isso ajudará a esquecer o amor platônico.


Enfim mesmo com esses concelhos ou dicas ou sei lá o que isso é posso te dizer que não é a primeira vez que se apaixonará assim, é algo que não controlamos então prepare o coração que a viagem chamada vida trará muitas turbulências amorosas, mas não desista de conquistar esses amores platônicos só evite de persistir muito ao ponto de você ser o maior prejudicado.


Obs.: Eu estava no msn com uma amiga conversando sobre isso, ela me perguntou sobre a diferença entre amor platônico e paixãozinha boba.

R: Amor platônico você sente um sentimento forte mas não consegue expor isso para a pessoa que despertou isso. Já a paixãozinha boba é quando você expõe o seu sentimento e a pessoa ignora por completo ou chega a ficar com você mas não com a mesma intensidade. Cuidado com isso.